Geografia
SANTOS, Milton. Por uma Geografia Nova: da crítica da Geografia a uma Geografia
Crítica. 3ª edição. São Paulo: HUCITEC, 1986.
Josiane de Oliveira Medeiros Führ
Mestranda no Programa de Pós-graduação em Geografia da Unioeste/Campus de
Marechal Cândido Rondon
Josianeom.20@gmail.co m
“Por uma Geografia nova: da crítica da Geografia a uma Geografia Crítica” é considerado uma das obras mais amplas e bem acabadas sobre a geografia crítica no mundo. Escrito pelo Professor Doutor em Geografia Milton Santos em 1978, ano de sua primeira edição, o livro constitui-se num clássico dentro da ciência, continuando atual em nossos dias. Neste volume, o autor pretende apontar os problemas que impedem a construção de uma geografia orientada para uma problemática social mais ampla e construtiva. É nesse livro que Milton Santos lança as bases de seu projeto teórico que, posteriormente, culmina na produção da sua obra máxima, a “Natureza do espaço”.
A obra dedica-se a uma revisão crítica da evolução da Geografia e propõe uma nova forma de pensar e fazer Geografia na contemporaneidade. Para tanto, o autor trabalha com algumas categorias geográficas de análise, as quais considera primordiais para o entendimento do espaço em sua “totalidade social”, dentre elas, estrutura, processo, função, forma, e temas diversos como Teoria, Prática, Método e Técnica, sempre presentes nas análises. Dessa forma, o livro estrutura-se em três partes: a) A
Crítica da Geografia, b) Uma nova interdisciplinaridade, c) Por uma Geografia Crítica.
Na primeira parte, Milton Santos afirma que a Geografia ainda arca com as consequências da sua juventude e das condições econômicas, sociais e políticas nas quais se desenvolveu. Para tanto, o autor lembra a relação existente entre o colonialismo e a expansão geográfica no fim do século XIX, que justificou as novas conquistas territoriais em prol dos interesses da ideologia imperialista dominante.
Ainda falando dessa Geografia