Geografia
Nº 4 Turma: 11ºIG
Disciplina: Geografia
Professora: Mónica Oliveira
Introdução:
Esta visita realizou-se no dia 16 de Janeiro e teve como destino o centro educativo das Águas do Douro e Paiva e seguidamente a barragem de Crestuma Lever. Nela tínhamos como objectivos conhecer a realidade de uma estação de tratamento de água municipal reconhecendo a vital importância da salubridade e qualidade da mesma, conhecer também o funcionamento de uma barragem, reconhecendo a importância desta infra-estrutura como uma alternativa energética renovável, de grande importância estratégica na especificidade climática e física de Portugal.
Pelas oito e meia da manha, deu-se início à viagem que nos levou até ao local de destino onde iriamos realizar esta visita, chegando ao centro educativo por volta das dez horas. Depois da primeira parte se realizar, fomos convidados pela nossa guia a almoçar numa sala onde também foi efetuada uma inicial demonstração, em vídeo, da evolução, dos objetívos e dos processos utilizados para os tratamentos de águas, no início da visita. Por volta das duas horas da tarde, partimos em direção à barragem de Cretuma, onde fomos recebidos por um dos operadores que nos fez a visita guiada a uma parte significativa dos processos utilizados para o aproveitamento das águas do leito do rio, onde apesar de pouco conseguirmos captar, devido aos ruídos da barragem, deu, pelo menos, para entender a magnitude e importância deste processo. Por fim, no final da visita regressamos à camioneta e partimos de volta, chegando por volta das seis da tarde à Maia.
Centro Educativo Ambiental Águas do Douro e Paiva
A Águas do Douro e Paiva, S.A. baseia a sua genealogia empresarial numa linha de dificuldades regionais e locais relativamente ao abastecimento de água. Em 25 de Maio de 1992, assinou-se um protocolo destinado ao compromisso de abastecimento ao subsistema Sul, no qual o Ministério do Ambiente e