geografia
No início do século XX, a economia brasileira foi marcada pelo complexo da exportação cafeeira. Imigrantes tornaram-se os trabalhadores assalariados. Mais tarde com a super produção e a desvalorização o governo se viu obrigado a manter o preço interno enquanto o café havia se desvalorizado no exterior.
Questão 2: Identifique e caracterize as dinâmicas de configuração do território a partir de Vargas.
R: A revolução de 1930 levou Getúlio ao poder que continuou como um ditador até 1945. Em 1931 o governo começou a comprar o café de pequenos produtores protegendo fortemente. Proibiu a importação de bens de consumo, aumentou o crescimento da indústria. Foi criada em Volta Redonda a primeira indústria siderúrgica, e a criação da primeira indústria petrolífera estatal a Petrobras. As intervenções de estrangeiras cresceram em grande escala a indústria de bem durável. A indústria moderna ultrapassou a agricultura.
Questão 3: Disserte sobre os processos e dinâmica inerente a diferenciação / incorporação das regiões brasileiras na economia-mundo. R: Processo de incorporação do território brasileiro na economia-mundo foi marcado pela divisão social e territorial do trabalho em três grandes setores: a marinha, o sertão e as minas. O sertão foi o território do “curral”, a pecuária; A marinha cuidava da parte litorânea; minas, era o que ligava essas outras duas regiões. A economia colonial de dinâmica própria exerceu em seu censo um estado metropolitano, que sustenta seu comercio, a se desenvolver de maneira