geografia
Antecedendo a 1 guerra do golfo ocorreu um conflito entre o irã e iraque os quais contam com reservas de petróleo e gas, os EUA se aliaram ao Iraque por interesses estratégicos .
Foi um conflito que envolveu o Iraque e o Kuwait na região do Golfo Pérsico. Começou no ano de 1990 e se estendeu até o seguinte ano 1991. E teve a participação de alguns países do Oriente Médio e dos Estados Unidos.
Saddan Hussein, presidente do Iraque incriminou o Kuwait de exercer uma política de superextração de petróleo originando uma queda nos preços e danificando a economia iraquiana. Como o Kuwait não aceitou foi invadido por tropas iraquianas.
Diante da postura de Saddan, muitas nações, comandadas pelos EUA, se unificaram para tentar mudar esta situação.
O Iraque queria controlar o petróleo kuwaitiano, unindo o seu território com o do Kuwait. Mas a tentativa não teve sucesso. Um ataque contra o Iraque foi autorizado pela ONU, e foi estabelecido um prazo para que as tropas iraquianas deixassem o Kuwait. Como a norma estabelecida não foi cumprida dentro do prazo, o Iraque foi atacado e destruído em pouco tempo.
Em 28 de fevereiro de 1991, o presidente George Bush, propôs ao Iraque um cessar-fogo, que só foi aceito no mês de abril.
O Kuwait, apesar de ter levado um prejuízo de quase 10 bilhões de dólares com a queda do petróleo, teve a sua independência de volta.
Antes do Iraque se retirar de Kuwait, derramou óleo e pôs fogo nos poços de petróleo no Golfo Pérsico, levando a morte de muitos animais. No dia 28 de fevereiro de 1991, o Iraque anunciou a devolução do Kuwait pela rádio de Bagdá.
Desse modo, o Iraque perdeu a guerra, mas não perdeu seu território, nem a presidência de Saddan Hussein. Os Estados Unidos, por sua vez, tornou-se a única potência mundial.
2ª guerra do golfo
O início da Operação Liberdade Iraquiana,