Geografia
O Estado-Nação – Fronteiras, território e territorialidade
1° ano “4” Grupo 1
AM
2013
O Estado-Nação – Fronteiras, território e territorialidade
AM
2013
Introdução A divisão política do mundo se modifica de acordo com os acontecimentos históricos, como guerras, tratados de paz ou movimentos de independência. Para entender como mudam as divisões políticas e como os países se relacionam entre si no século XXI, precisamos estudar alguns conceitos, como nação, Estado-Nação, território, territorialidade, soberania e fronteiras políticas.
País, Estado-Nação e nação Os conceitos de país e Estado são muito parecidos. Ambos definem um território social, política, cultural e geograficamente delimitado. O Estado é uma entidade jurídica que exerce soberania sobre o território e é reconhecido por outros Estados. Nação e Estado-Nação são conceitos diferentes. Uma Nação é formada por pessoas que possuem pontos em comum, como a língua, tradições, costumes, valores e história. Um Estado-Nação é o resultado de uma série de processos históricos através dos quais uma sociedade estabelece uma organização política e uma organização jurídica. O Estado-Nação é essencialmente formado por três elementos: O território, um povo e a soberania.
Território, territorialidade e soberania O território é uma área delimitada do espaço geográfico. Soberania é onde o poder das autoridades de um governo é validado. A noção de poder, domínio ou influência de vários agentes (políticos, econômicos e sociais) e a forma como eles moldaram a organização desse território no espaço geográfico expressam a territorialidade.
Onde termina um país e começa outro? Dentro de um continente um país é separado de outro país, ou de