Geografia
O navio Titanic iniciou a sua viagem inaugural de Southampton, na Inglaterra (Latitude é 50° 54’ N. Longitude é 1° 24’ W.), com destino à cidade de Nova York, nos Estados Unidos (Latitude é 40° 47’ N. Longitude é 73° 58’ W.), na quarta-feira, 10 de Abril de 1912, com o Capitão Edward J. Smith no comando. Depois de atravessar o Canal da Mancha, o Titanic parou em Cherbourg, França, para receber mais passageiros e parou novamente no dia seguinte em Queenstown (hoje conhecida como Cobh), na Irlanda. Quando finalmente partiu para Nova Iorque, havia 2.240 pessoas a bordo.
Na noite de 14 de abril de 1912, durante sua viagem inaugural, o Titanic recebeu mensagens pelo telégrafo durante todo o dia, alertando sobre icebergs flutuantes, especialmente na região 42° Norte e entre 49° e 51° Oeste. O primeiro aviso chegou às 9horas. As 23h40, os dois vigias da torre assustaram os oficiais quando começaram a gritar mensagens de ‘Iceberg bem à frente!’. O Primeiro Oficial Murdoch teve menos de um minuto para reagir, ele decidiu parar o navio imediatamente e reverter os motores a todo vapor. Porem era tarde e, entre Southampton, na Inglaterra, e Nova York, nos Estados Unidos, chocou-se com um iceberg no Oceano Atlântico, enquanto navegavam a 640 km dos Grandes Bancos da Terra Nova.
Por volta da meia noite deu ordem para tirar a cobertura dos botes e enviou um SOS. Apenas 25 minutos depois o primeiro bote já estava sendo lançado e em pouco tempo o caos já tomava conta do navio Titanic. Em uma hora 25mil toneladas de água inundaram o navio. Por volta das 2h15, o navio já com grande parte submersa, se parte logo abaixo da metade e então o navio impossível de ser afundado, afundou.
O transatlântico mais próximo do Titanic era o navio da Cunard, o Carpathia, que havia partido de Nova York para Gilbraltar no dia 11 de abril de 1912. Ele levou quatro horas para chegar e finalmente entre 4h14 e 8h30, 315 mulheres, 52 crianças e 126 homens,