GEOGRAFIA C
Para uniformizar conceitos, começaremos por distinguir fluxo populacional de migração.
O conceito de fluxo populacional diz respeito à mobilidade populacional quer dentro do próprio Estado quer entre estados. Não há dúvidas de que os fluxos populacionais são uma caraterística do mundo atual.
O conceito de migração, segundo alguns autores, implica o cruzamento do limite de uma unidade política ou administrativa, por um período mínimo de 6 meses a um ano. Fica claro que a maioria dos viajantes, os turistas e os homens de negócios que cruzam fronteiras não devem ser considerados migrantes.
Decorrente do conceito anterior registe-se que as migrações podem assumir um caráter internacional ou ocorrer no interior do próprio país.
TIPOS DE MIGRAÇOES
Existem vários tipos de migraçoes, que podem ser distinguidas da seguinte forma:
As migraçoes variam no espaço, podendo ser internas- realizando-se de uma area para outra, dentro do mesmo país. Como por exemplo a mudança campo/cidade , cidade/campo. - ou externas- deslocando-se para fora do pais, podendo ser intercontinentais ou intracontinentais.
Quanto a sua duraçao podem ser definitivas ou temporarias. Definitivas quando uma pessoa se desloca para fora, por tempo indeterminado. E temporarias quando se deslocam apenas num curto espaço de tempo , como por exemplo as migraçoes sazonais.
Quanto a forma as migraçoes podem ser voluntarias ou forçadas. As migraçoes voluntarias são as que sao realizadas por vontade propria, ou seja , o individuo vai por sua livre vontade. Por outro lado, as migraçoes forçadas, ocorrem quando as pessoas sao obrigadas a sair da sua area, como por exemplo os refugiados.
Nem sempre as migraçoes são controladas, por isso elas podem ser separadas entre migraçoes legais e clandestinas.