geografia plana
CLIMA: Apesar de localizar-se em zona tropical, o clima da região recebe muita influência do relevo (serras). As chuvas enquadram-se em regime tropical onde o inverno é bastante seco e possui uma temperatura média de 18 ° C.
A característica do relevo da REBIO é o de planície costeira, em solos terciários sedimentares. A vegetação é caracterizada como Floresta do tipo Tropical Pluvial Semi-decídua, com árvores de grande altura e sub-bosque pouco denso.
POPULAÇÃO: Sua população estimada em 2013 era de 26.023 habitantes segundo o IBGE.
AGRICULTURA: Na economia destacam-se a pecuária, agricultura e, principalmente, fruticultura. A região é a maior produtora de mamão do Brasil. Além disso, possui forte produção e exportação de gado de corte, farinha de mandioca, café, limão, maracujá, feijão, milho, pimenta do reino, abóbora, pinha, graviola, gioaba, banana, abacaxi e, como não podia faltar, o mamão.
HIDROGRAFIA: O principal rio do Espírito Santo é o Doce, com 977 km de comprimento. Nasce em Minas Gerais e desagua no oceano Atlântico, no litoral do município de Linhares, depois de atravessar o estado de oeste para leste.
Outros rios importantes são o Itabapoana, que separa o Espírito Santo do Rio de Janeiro, o Itapemirim, o Itaúnas, o Jucu, oSanta Maria da Vitória, que desemboca na baía de Vitória, e o São Mateus, no norte do estado.
O município do estado com mais lagoas é Linhares, com 69 lagoas e lagos em sua extensão, não há uma lista ou contagem das lagoas do estado. Existe apenas uma estimativa de que existam aproximadamente 400 lagoas, lagos, e alagadiços em todo o estado.
As principais lagoas do Espírito Santo são a Juparanã (a maior do estado), Juparanã-Mirim, Suçuraca, Monsarás, doCupido, do Durão e da Águia (todas no Município de Linhares), o município de Linhares possui a maior área do estado, e é um dos mais extensos do Brasil.
VEGETAÇÃO: Nas áreas de planalto, existem vários tipos de vegetação, conforme a região e a