Geografia humana
Metodologia4
Objetivo5
Introdução6
Percurso Graciliano Ramos a UFAL7
1.1 A Educação e a Universidade 8
Conclusão10
Metodologia A partir da observação das paisagens formadas no percurso entre conjunto habitacional Graciliano Ramos e a Universidade Federal de Alagoas. Buscando compreender, pelo que é nos mostrado por aquelas paisagens, mediados pela Geografia Humanística, interpretar essa paisagens relacionando-as num contexto social e econômico. Definimos alguns objetos principais para o estudo das paisagens, que são: o comercio, as igrejas, a população e a Universidade Federal de Alagoas. Nesse percurso procuramos compreender as relações intrínsecas a esses objetos.
Objetivo Apoiando-nos nos objetos, já definidos, procuramos compreender as interligações que formam o espaço geográfico dessa localidade. As paisagens que vão se formando no trajeto entre o conjunto habitacional Graciliano Ramos e a Universidade Federal de Alagoas, mostra-nos diferentes realidades que convivem no mesmo espaço e se apresentando de diversas formas. E só se é possível compreender essas paisagens se relacionarmo-las com a formação historia, dessa localidade, mediante uma visão: política, econômica, social e cultural. Por ser uma área onde a pobreza, a violência e as drogas dominam — o medo, a insegurança, o subemprego, a exploração de menores, a prostituição, em fim, variados problemas sociais, que direta ou indiretamente, fazem parte do espaço geográfico – torna as paisagens apresentadas mais complexas
Introdução No trajeto escolhido em nosso trabalho, nos baseando na observação da paisagem, relacionamos a visão humanística para compreender as inter-relações existentes entre a sociedade, a religião, o comercio, a população local e a Universidade Federal de Alagoas (UFAL), pois fazem parte da paisagem local, configurando o espaço local.
A religião católica e a