Geografia Geral
POSIÇÃO GEOGRÁFICA
O Brasil possui terras em três dos quatro hemisférios da Terra: norte, sul e oeste. Está totalmente situado a oeste do meridiano de Greenwich (Inglaterra). Portanto, está localizado inteiramente no hemisfério ocidental ou oeste.
A linha do Equador atravessa o norte do território, determinando a localização do país em dois hemisférios: 7% de terras ao norte, ou no hemisfério setentrional, e 93% de terras ao sul, ou no hemisfério meridional.
O Brasil é o único país do mundo cortado pela linha do Equador, do norte (0º), e pelo trópico de Capricórnio, ao sul (23º27’). Podemos observar no mapa abaixo que 92% do território brasileiro está na zona tropical ou intertropical e 8% na zona subtropical.
O território brasileiro ocupa o equivalente a 47% do território sul-americano, localizando-se na sua porção centro-oriental. Em terras brasileiras está o centro geográfico da América do Sul, localizado no estado de Mato Grosso.
2. LIMITES, DIMENSÕES E PONTOS EXTREMOS
O Brasil é banhado a leste pelo Oceano Atlântico. Tem 7.367 km de fronteiras marítimas, que se estendem de norte a sul: do cabo Orange, no Amapá, até o arroio Chuí, no Rio Grande do Sul.
São 15.719 km de fronteiras terrestres. Com exceção do Equador e do Chile, o Brasil faz fronteira com todas as nações da América do Sul.
Ao Norte: Guiana Francesa, Suriname. Guiana e Venezuela.
A Noroeste: Colômbia
A oeste: Peru e Bolívia.
A sudoeste: Paraguai e Argentina.
Ao sul: Uruguai.
Podemos ter uma noção da grandeza territorial do Brasil ao destacar seus pontos extremos: do ponto extremo norte (monte Caburaí) ao ponto extremo sul (Arroio Chuí) são 4.394,7 km; do ponto extremo leste (ponta do Seixas) ao ponto extremo oeste Serra de Contamana) são 4.319,4 km. O Brasil é uma nação eqüidistante, isto é, praticamente tem as mesmas distancias entre seus pontos extremos.