GEOGRAFIA DO TURISMO
TURISMO
PROF. ERNESTO SALES
GEOGRAFIA APLICADA AO TURISMO
“A geografia é o estudo da dinâmica do espaço humanizado”.
(Pierre George)
“Geografia é a ciência que estuda a organização do espaço terrestre, resultado tanto da ação dos fatores naturais como humanos, agindo conjuntamente”. (Manuel Correia de Andrade –
Geógrafo e historiador)
A geografia tem por objetivo localizar, descrever, analisar e explicar os aspectos dos espaços geográficos. Seus princípios básicos são:
Princípio
da extensão: localizar e estabelecer limites.
Princípio da Analogia: Estabelecer semelhanças e diferenças.
Princípio da causalidade: estabelecer relações de causa e efeito.
Princípio da conexidade: interpretar vários elementos da paisagem, agindo conjuntamente.
Princípio da atividade: a paisagem se modifica constantemente.
A geografia do turismo estuda quantitativamente e qualitativamente os fatores geográficos, relacionando-os com o turismo: os problemas de localização dos centros emissores, a direção das correntes de tráfego, as nucleações receptoras com seus atrativos e capacidade de absorção da demanda e descreve o espaço geográfico como fator de atração turística (clima, relevo, hidrografia, vegetação, fauna, realizações humanas)
São abordados na geografia do turismo temas como: impactos ambientais causados pelo turismo, a economia do lazer, preservação do patrimônio histórico e cultural etc.
A prática da atividade turística tem a capacidade de modificar o espaço geográfico devido à globalização, responsável por trazer novas tendências, os avanços tecnológicos e as exigências dos clientes. Ressaltando que o turismo exerce uma função e a preocupação em manter e preservar aas características e a identidade de cada lugar.
O Brasil dispõe de um clima tropical. Possui o maior rio do mundo, o Amazonas. Possui o relevo formado por planaltos e planícies. Além de diversos tipos de vegetação como o cerrado e a caatinga. Lugar:
Espaço no qual um