Geografia do paraná
Relevo:
O relevo paranaense é composto por cinco regiões distintas, que se classificam de acordo com suas particularidades. O primeiro é a Planície litorânea, que se localiza na região do litoral, entre o oceano atlântico e a serra do mar. São destaques dessa região as cidades de Paranaguá (onde fica o porto), Antonina, Morretes, Guaratuba e Matinhos.
O segundo relevo é a Serra do mar, que apresenta o conjunto de montanhas próximo ao litoral. Essas montanhas são formadas por rochas, e cobertas pela Mata Atlântica. O ponto mais alto do estado, o Pico do Paraná, fica na Serra do Órgão, e tem cerca de 1900 metros de altura.
Primeiro planalto ou planalto de Curitiba é o terceiro relevo presente no estado. É o mais alto, apresentando altitudes entre 1300 e 850 metros. Ao mesmo tempo, é o menor dos planaltos quando se fala em extensão. O relevo é ondulado e a vegetação predominante é a Mata das Araucárias. Curitiba, a capital do estado, localiza-se nessa região.
Após o Primeiro Planalto, encontra-se o Segundo planalto ou planalto de Ponta Grossa, onde as altitudes variam entre 1200 e 300 metros. O relevo é ondulado e a vegetação é composta por Araucárias e campos, o que fez com que uma das regiões deste relevo fosse chamada de “Campos Gerais”. As principais cidades da região são Ponta Grossa e São Mateus do Sul.
Terceiro planalto ou planalto de Guarapuava é o último tipo de revelo que encontramos no estado. É o maior dos planaltos em extensão e suas altitudes variam entre 1200 e 900 metros. Nessa área a vegetação original era composta por Floreta Tropical e Mata das Araucárias, porém devido ao desmatamento quase não existe mais. Em seu lugar são encontradas plantações e pastos. As principais cidades são Maringá, Foz do Iguaçu e Guarapuava. Clima:
A maior parte do estado tem um clima subtropical úmido, com pequenas variações entre cada região. A exceção é o litoral, onde o clima é tropical úmido. O clima subtropical com chuvas bem