Geografia descritiva e o ibge
Adson Batista Medeiros
Irimar Bitencourt de Bem
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Geografia (GED-0102) – Prática do Módulo III
08/12/2012
RESUMO
Esta pesquisa tem como objetivo mostrar de forma resumida um pouco do estudo do espaço e da superfície terrestre em sua totalidade e em seus aspectos físicos, na base de dados, estudos e pesquisas realizadas ao longo dos anos.
Palavras-chave: Descritiva. Brasil. Dados. IBGE. Mundo.
1 INTRODUÇÃO
No Brasil, a Geografia descritiva se faz por grande parte por um órgão do governo, chamado Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que realiza inúmeras pesquisas.
As pesquisas realizadas pelo IBGE são direcionadas a vários outros órgãos, principalmente os governamentais, que usam muitos dos dados para direcionar verbas para locais, conforme a necessidade da população.
Algumas destas pesquisas são a Contagem Populacional (CENSO), pesquisas de produção agrícola, Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) nacional, pesquisas sobre a economia (PIB), entre outras.
2 DESENVOLVIMENTO
A Geografia Descritiva tem como principal objetivo criar um banco de dados de diferentes lugares com um único sentido. Para isso se realizam várias pesquisas de diferentes abordagens em diferentes lugares, para que, principalmente o governo, consiga gerenciar melhor onde o país precisa melhorar, onde gerenciar melhor as verbas, programas do governo como controle de natalidade e economia. No Brasil o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) faz esse trabalho de pesquisa permanente. Criado em maio de 1936 o IBGE realiza produção, análise, pesquisa e disseminação de informações de natureza estatística, demográfica, socioeconômica, geocientífica, geográfica, cartográfica, geodésica e ambiental.
A pesquisa mais conhecida do IBGE é o censo demográfico. Essa pesquisa é um estudo estatístico referente a uma