RESUMO 11704618673 Ptg
667 palavras
3 páginas
O Setor de Food Service – características e crescimento no mercado brasileiro Gustavo Oliveira Lemos (A), Gessuir Pigatto (O), Campus Experimental de Tupã, Administração, gustavolemos20@hotmail.com. PIBIC/ReitoriaPalavras Chave: Food Service, Serviços, Mercado brasileiro.
Introdução
O processo de urbanização valorizou ações que criassem praticidade, redução do tempo para o preparo dos alimentos e a facilidade de seu consumo, levando ao crescimento dos segmentos que oferecem alimentação fora do domicílio.
Segundo dados da Pesquisa de Orçamento Familiar
(POF/IBGE) de 2009, a despesa média mensal dos consumidores brasileiros com alimentação foi de R$
421,72, sendo que 31,1% foram fora do domicílio.
Comparativamente, na POF/IBGE 2002-2003, os gastos com alimentação fora do domicilio representavam 24,05% dos gastos dos brasileiros com alimentação (IBGE, 2010).
Dado a importância econômica apresentada pela alimentação fora lar, o objetivo deste artigo é definir e caracterizar esse setor, que pelo seu baixo custo de entrada, torna-se uma importante oportunidade de renda para pequenos empreendedores.
Material e Métodos
O artigo utilizou como metodologia a pesquisa de caráter descritiva exploratória. A pesquisa exploratória buscou proporcionar maior conhecimento sobre o tema, dado que o pesquisador não tem a completa compreensão do fenômeno que quer investigar. A parte descritiva, realizada por meio de pesquisa bibliográfica sobre o setor de serviços de alimentação, procurou analisar e descrever as principais características pertencentes ao estudo em questão.
Resultados e Discussão
O food service pode ser entendido como um mercado baseado em serviço, devido inseparabilidade entre o resultado final e o processo de obtenção. Essa característica pode ser observada quando os consumidores escolhem o local em função da sua localização; do ambiente; do reconhecimento do chef.
Entendido como um mercado que envolve toda a cadeia de produção e distribuição de alimentos,
insumos,