Resumo 9 Ano
Denominação dos membros das familias A.
Ligações Quimicas
As ligações químicas correspondem a união dos átomos para a formação das moléculas; em outras palavras, as ligações químicas acontecem quando os átomos reagem entre si.
A partir da "Teoria ou Regra do Octeto" onde exige que um átomo adquira estabilidade quando possui 8 elétrons na camada de valência (camada eletrônica mais externa), ou 2 elétrons quando possui apenas uma camada. Para tanto, o átomo procura sua estabilidade doando ou compartilhando elétrons com outros átomos, donde surgem as ligações químicas.
Que são classificadas em: ligação iônica, ligações covalentes e ligação metálica.
LIGAÇÃO IÔNICA- esse tipo de ligação é realizada entre íons (cátions e ânions), daí o termo "ligação iônica". Os Íons são átomos que possuem uma carga elétrica por adição ou perda de um ou mais elétrons, portanto um ânion, de carga elétrica negativa, se une com um cátion de carga positiva formando um composto iônico por meio da interação eletrostática existente entre eles.
LIGAÇÃO COVALENTE- são ligações em que ocorre o compartilhamento de elétrons para a formação de moléculas estáveis, segundo a Teoria do Octeto; diferentemente das ligações iônicas em que há perda ou ganho de elétrons. Além disso, os pares eletrônicos é o nome dado aos elétrons cedido por cada um dos núcleos, figurando o compartilhamento dos elétrons das ligações covalentes.
Como exemplo, observe a molécula de água H2O: H - O - H, formada por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio em que cada traço corresponde a um par de elétrons compartilhado formando um molécula neutra, uma vez que não há perda nem ganho de elétrons nesse tipo de ligação.
LIGAÇÃO METÁLICA- Ocorre somente entre metais. Ambos cedem 1 par de elétron da ultima camada, conseguindo atingir a regra do octeto, a estrutura formada é uma estrutura metálica, onde os pares de elétron formam uma "nuvem eletrônica", formando os metais.
Substâncias