Resumo História 9 ano
A Civilização Egípcia uma das maiores e mais antigas civilizações do mundo antigo foi o Egito.
A Civilização Egípcia desenvolveu-se nas margens do Rio Nilo, situado no nordeste da África.
O Rio Nilo foi essencial para a existência do Egito. As águas do rio Nilo fertilizavam as terras destinadas à agricultura. Os habitantes do Egipto eram um povo de grandes conhecimentos. Foram eles os primeiros a realizarem obras de drenagem e irrigação.
Os historiadores dividem a história do Egito antigo em 4 períodos, são eles:
O Período Arcaico iniciou-se por volta do (4000a.C.) A região egípcia era formada por vários comunidades conhecidas como Nomos, que por sua vez uniram-se em reinos, um no Norte e outro no Sul. Os dois reinos se fundiram em apenas um sob a liderança do Faraó Menés. Este período deu o seu o seu fim a cerca de 3200ª.C. com a entrada do Antigo Império foi o período de esplendor dos egípcios, grandes construções e realizações foram feitos nesta época. Foi o período de esplendor dos egípcios, grandes construções e realizações foram feitos nesta época. Terminado o Antigo Império em 2200a.C. inicia-se o Médio Império o Império Egípcio foi invadido por povos oriundos da Ásia, eram os "Hicsos". Os Hicsos conseguiram impor sua superioridade aos egípcios valendo-se de cavalos e carros de guerra. No final deste Império formou-se o Novo Império em 1580a.C. os egípcios conseguiram expulsar os Hicsos, contudo, o Império passou a ser invadido constantemente por outros povos estrangeiros. Inicialmente foram os Assírios, depois foi a vez dos Persas, os Gregos e os Romanos.
A Sociedade Egípcia a sociedade era dividida em classes. O Faraó ocupava o cargo de maior prestígio, em seguida vinham os nobres com suas casas grandiosas, os sarcedotes e militares de cargos importantes. Trabalhadores e camponeses formavam a classe mais numerosa e menos favorecida da sociedade.
Civilização Romana
A Civilização Romana formou um dos