GEOGRAFIA DA RELIGIÃO: NOVAS PERSPECTIVAS DA CULTURA RELIGIOSA NO SUL DE MINAS
Orientador: Flamarion Dutra Alves
Discentes: Gustavo Costa Teixeira gustavo.costa.t@hotmail.com André Silva Tavares andresttavares@gmail.com
GEOGRAFIA DA RELIGIÃO:
NOVAS PERSPECTIVAS DA CULTURA RELIGIOSA NO SUL DE MINAS
PALAVRAS - CHAVE: GEOGRAFIA - CULTURA – RELIGIÃO
RESUMO
Analisar os aspectos culturais referentes a influencia da Religião na região sul mineira é percorrer o processo histórico através do contexto da região em cada período. Porém o foco do presente artigo está no processo referente à transformação que vem ocorrendo na cultura religiosa de acordo com o desenvolvimento das cidades tradicionais, podendo alterar o modo de vida social.
Através de dados relativos ao numero de católicos, evangélicos e sem religião nas ultimas quatro décadas, foi possível iniciar uma análise de acordo o aumento e a diminuição de adeptos durante determinado período, relacionando com o desenvolvimento e o surgimento das diversas religiões atuais.
"Um geógrafo humanista preocupado com a religião começa perguntando: qual é o significado da religião?... Ao nível individual, Albert Einstein era tão religioso quanto São Tomás de Aquino; as suas orientações diferiam, mas não as suas paixões por um cosmo significativo" (Yu-Fu Tuan)
INTRODUÇÃO
Quando pensamos em geografia e religião, fica evidente logo no primeiro momento de reflexão, que ambas estabelecem ligações entre si através do tempo e do espaço. Se aprofundarmos mais nessa relação, observaremos o aumento do fenômeno da pluralidade religiosa no espaço social brasileiro, de acordo com o processo histórico percorrido.
“A Geografia da Religião deve ser compreendida como o estudo da ação desempenhada pela motivação religiosa do homem em sua criação e sucessivas transformações espaciais. Supõe-se a existência de um impulso religioso no homem que o