Geografia crítica
#A evaporação é um fenómeno no qual, os átomos ou moléculas no estado líquido ganham energia suficiente para passar ao estado vapor.
# O movimento térmico de uma molécula de líquido deve ser suficiente para vencer a tensão superficial e evaporar, isto é, a sua energia cinética deve exceder o trabalho de coesão aplicado pela tensão superficial à superfície do líquido.
# Por isso, a evaporação acontece mais rapidamente a altas temperaturas, a altas vazões entre as fases líquida e vapor e em líquidos com baixas tensões superficiais (isto é, com pressões de vapor mais elevadas).
# Como apenas uma porção pequena de moléculas está localizada perto da superfície e movendo-se na direção correcta para escapar do líquido num certo instante, a taxa de evaporação é limitada.
#COMO OCORRE A EVAPORAÇÃO
O fenômeno da evaporação é um processo que acontece de forma espontânea, ou seja, é um processo natural, em que a mudança de fase ocorre de forma lenta e a qualquer temperatura (frio ou calor). A roupa molhada, por exemplo, seca em virtude da evaporação da água.
É claro que você já notou que uma poça d'água acaba evaporando depois de certo tempo. Por que essa evaporação ocorre se a água somente ferve ( ao nível do mar) a 100°C? Porque, em qualquer temperatura, as moléculas, porém, têm velocidades maiores do que outras e, por isso, conseguem "escapar" do líquido, passando para a atmosfera. É assim, que se explica o fenômeno a evaporação da água da poça d'água. Do mesmo modo se explica por que a roupa molhada seca num varal.
#EXEMPLO DE EVAPORAÇÃO:
É utilizada numa mistura de líquido e sólido, na qual se deixa o líquido evaporar. Esse método é eficiente quando o líquido da mistura se evapora com facilidade. É o processo utilizado nas salinas brasileiras para retirar o sal da água do mar.
Em casa, você pode acompanhar esse método por meio da secagem de roupas no varal.
O calor do sol faz com que a água, presente na roupa molhada, se evapore.