Geografia Ambiental
Desde a Revolução Industrial, o ser humano modifica os ecossistemas. Se antes os biomas terrestres estavam preservados, hoje, devido ao desenvolvimento da espécie humana, iniciado com a Revolução Industrial, existe uma série de problemas relacionados com essa interferência, tais como a intensificação do efeito estufa, a redução da camada de ozônio, a poluição das águas, o desmatamento, as ilhas de calor e a chuva ácida. Diversas nações ao redor do mundo adotaram principalmente a partir do Tratado de Kyoto (entrado em vigor no ano de 2005) políticas de controle e conservação ambiental somado à ideia de desenvolvimento sustentável.
Principais problemas ambientais:
1. Efeito estufa: é um evento natural que favorece a proliferação da vida na Terra. O efeito estufa tem como finalidade impedir que o planeta esfrie demais, contudo esse aquecimento vem sendo aumentado em decorrente da emissão de gases poluentes na atmosfera.
2. Redução da camada de ozônio: a camada de ozônio é uma espécie de escudo protetor contra as radiações provenientes do sol constituídas, pelo gás ozônio. Sua degradação implica em uma série de problemas como a extinção de diversas formas de vida, incluindo problemas de e derretimento de geleiras.
3. Chuva ácida: consiste na diminuição do Ph da chuva virtude da quantidade crescente de gases poluentes como o dióxido de enxofre óxidos de nitrogênio. Provoca a acidificação do solo, tornando-o mais infértil, e a diminuição de formações vegetais em diversos países além de ser extremamente nocivo ao homem e suas obras.
4. Poluição das águas: os corpos de água vêm se contaminando devido ao despejo de poluentes industriais, lixo e outros resíduos tóxicos as redes hídricas. Leva a diminuição a quantidade de água disponível ao consumo humano e as demais formas de vida.
5. Desmatamento: é o processo de devastação humana da natureza vegetal que contribui para o aquecimento global, a diminuição da fauna e da flora local e o