Geografia Física e Ambiental
E Fólio A
“Relações de dependência entre o Ambiente e os domínios científicos da
Geografia Física”
Podemos dizer que o ambiente é o conjunto de sistemas físicos, químicos e biológicos e também dos fatores económicos, sociais e culturais que tem um efeito direto ou indireto, mediato ou imediato sobre os seres vivos e a qualidade da vida do homem. Todos estes fatores se conjugam constituindo um sistema global a que podemos chamar de ambiente e para termos algum conhecimento sobre este, temos de conhecer os vários domínios da geografia física (entre outras tal como a geografia humana), esta estuda a parte do ambiente que é costume designar por biofísica do ambiente ou com se diz na Lei de bases do ambiente, para o conhecimento dos sistemas físicos, químicos e biológicos. O ambiente é como um sistema global de hierarquia superior, constituído por um conjunto de subsistemas que integram as várias esferas terrestres: a litosfera
(Geomorfologia), a atmosfera (Climatologia), a hidrosfera (Hidrogeografia), a biosfera
(Biogeografia) e a noosfera (esta pertence à geografia humana).
Os vários domínios da geografia física estudam estes mesmos subsistemas pertencentes ao ambiente, são eles:
A geomorfologia que estuda a litosfera que é a crosta sólida da Terra, cujo modelo resulta das ações conjuntas da dinâmica interna da Terra e da dinâmica externa, ela própria dependente das condições climáticas e hidrológicas.
A climatologia responsável pelo estudo da atmosfera que corresponde ao invólucro gasoso da Terra, cuja dinâmica própria, associada ao relevo e à distribuição das terras e dos mares, comanda os grandes conjuntos climáticos terrestres.
A hidrogeografia que estuda a hidrosfera que é composta pelas águas em estado sólido, líquido e gasoso, em constante circulação em todas as esferas.
1
Celso Silva
Aluno Nº 1300076
E-Fólio A- Geografia Física e Ambiental
A biogeografia responsável pelo