Geografia 9º ano
EXPLICAR A RELAÇÃO POPULAÇÃO/RECURSOS
A relação entre os recursos de um país e o crescimento demográfico (aumento da população) é fundamental para o processo de desenvolvimento.
Este revela-se, no entanto, diferente nos países mais desenvolvidos e nos países em desenvolvimento. A estes dois modelos demográficos, correspondem naturalmente sociedades com características bem distintas
Países desenvolvidos
Nos países de elevado desenvolvimento, podemos verificar que estes têm tendência a uma diminuição da taxa de natalidade, devido a fatores que já estudámos anteriormente (como por exemplo o uso de métodos contracetivos) que, por sua vez, contrasta com o aumento dos recursos disponíveis.
Características:
Sociedade de excessos, onde o consumo de massas, conduz com frequência a situações de sobrenutrição (alimentação exagerada), obesidade e outras patologias geralmente associadas ao excesso de recursos.
Países em desenvolvimento
Nos países com baixos níveis de desenvolvimento, o elevado crescimento natural dificilmente pode ser acompanhado pelo aumento dos recursos alimentares.
Características:
Sociedade de carências, onde a miséria gera com frequência situações de fome e subnutrição (alimentação insuficiente em quantidade e deficiente em elementos imprescindíveis, como vitaminas, sais minerais e proteínas), a que juntam limitações nos cuidados de saúde e no abastecimento de água potável.
SABER O QUE É O MODELO DE TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
O modelo de transição demográfica é um esquema/gráfico que permite descrever, de uma maneira simplificada, o crescimento da população e relacionar o mesmo com os níveis de desenvolvimento. 1
EXPLICAR AS VÁRIAS FASES DO MODELO DE TRANSIÇÃO DEMOGRÁFICA
O modelo de transição demográfica organiza-se em quatro fases:
Fases
Características
Predominam elevadas taxas de natalidade e de mortalidade, que
Regime demográfico originam um baixo crescimento demográfico.
primitivo