Geografia 9º Ano
1_Países desenvolvidos vs Países em Desenvolvimento
O mundo atual é marcado por fortes contrastes. Nem todos os países apresentam o mesmo nível de riqueza e de bem-estar da sua população.
À exceção da Austrália e da Nova Zelândia, todos os países desenvolvidos, também designados ricos, do Norte ou industrializados, se localizam no hemisfério norte, enquanto os países em desenvolvimento, também designados do sul ou pobres, localizam-se no hemisfério sul.
Nos PD a maioria da população dedica-se a atividades dos setores terciário e secundário; tem acesso a bons serviços de educação, saúde, segurança social e o nível médio de rendimento é elevado.
Nos PED a maior parte da população dedica-se a atividades do setor primário
(agricultura tradicional, pesca artesanal, ...). Nestes países uma grande percentagem da população apresenta um nível de rendimento muito baixo, não tem acesso a água potável nem a uma alimentação satisfatória e também não dispõe de cuidados médicos ou uma educação de qualidade. As catástrofes naturais e a instabilidade política e social que é vivida em muitos destes países (Serra Leoa, Níger, Mali,
Somália, Síria, ...) ajudam a agravar a situação precária em que se encontram.
2_CRESCIMENTO ECONÓMICO E DESENVOLVIMENTO
CRESCIMENTO ECONÓMICO
Crescimento económico - processo que conduz ao aumento da produção de bens e de serviços e que se reflete no aumento do consumo e do nível de vida da população.
Não reflete o modo como a riqueza está distribuída pela população.
Nível de vida - conceito ligado ao nível de rendimentos obtidos. Está associado à capacidade de aquisição de bens materiais, relacionando-se com o salário médio.
O crescimento económico é medido por indicadores económicos como o Produto
Interno Bruto per capita (PIB/hab.), o Produto Nacional Bruto per capita (PNB/hab.), o
Rendimento Nacional Bruto per capita (RNB/hab.), o consumo de energia por habitante, a % de população por setor de atividade, consumo de