Geoestatistica
Conceitos e definições básicas e a importância da geoestatística
Prof. Dr. Luis Eduardo de Souza
Importância da geoestatística
Os dois blocos abaixo devem ser estimados, a partir das 3 (três) amostras apresentadas.
A estimativa por geoestatística é capaz de distinguir entre as situações de extrapolação (esquerda) e interpolação (direita). Métodos clássicos de estimativa não fazem esta distinção!
Na situação abaixo, são apresentados dois perfis de teores cuja distribuição é representada pelo histograma, com o mesmo valor médio m.
Enquanto o perfil superior está randomicamente distribuído ao redor de m, o perfil inferior incorpora um arranjo espacial dos dados, isto é, uma tendência.
A estimativa geoestatística leva em consideração a natureza estruturada dos dados.
Qual é a variabilidade dos teores em cada um dos casos apresentados abaixo?
Grande variabilidade dos teores
2
1 n
xi m n i 1
Teores com menor variância
Caso 1: 2 = ?
2
Caso 2: 2 = ?
Um semivariograma [(h) vs. lag] ilustra o grau de similitude médio, de pares de amostras separadas por distâncias h crescentes.
Na situação abaixo, dois blocos devem ser estimados.
Enquanto o bloco da esquerda têm poucas amostras na vizinhança, o bloco da direita apresenta maior abundância de informações. Além da estimativa quantifica o erro da número de dados distribuição dos dados
do valor do bloco, a geoestatística estimativa. Este erro reflete tanto o utilizados na estimativa, quanto a em relação ao bloco sendo estimado.
Variável regionalizada variável regionalizada?
variáveis randômicas A geoestatística é aplicável em variáveis regionalizadas, onde a localização geográfica é parte integral de qualquer amostra. variáveis regionalizadas variáveis determinísticas É uma variável distribuída no espaço de uma maneira estruturada ou parcialmente estruturada, ou seja,
apresentando