genética
Em 1866, Mendel explicou pela primeira vez como se transmitem os caracteres de pais para filhos, realizando experiências de cruzamento com ervilhas, sendo considerado o pai da genética.
No início do século XX, Thomas Morgan continuou a pesquisar no sentido de estabelecer leis da hereditariedade.
Na segunda metade do século XX, Watson e Crick descobrem a estrutura da molécula de ADN, contribuindo para o desenvolvimento das investigações sobre a hereditariedade.
Hereditariedade específica e individual - há dois tipos de características que se transmitem de pais para filhos: umas são comuns a toda a espécie, manifestam-se em todos os indivíduos; outras são próprias de cada um dos indivíduos.
- A hereditariedade específica é a transmissão à geração seguinte das características comuns aos indivíduos de uma espécie e que os diferencia de todas as outras espécies. Todos os descendentes herdam dos seus progenitores as características da espécie. Exemplo: os peixes nadam e os pássaros voam, os homens manifestam aptidão para falar e raciocinar. São um conjunto de características físicas e comportamentais que nos diferencia dos pássaros, gatos, entre outros animais.
- A hereditariedade individual é o processo de transmissão genética das características únicas de cada indivíduo, o que o distingue dos restantes seres da sua espécie.
- a hereditariedade individual e a especifica garante que a espécie se mantenha com as suas características próprias, e ao mesmo tempo que haja uma variabilidade intraespecifica, em que cada individuo da mesma espécie tem características diferentes entre si.
Transmissão genética da cor de olhos
Os genes controlam algumas das nossas características, como, a cor dos olhos.
Existem dois genes (um par) que governam a cor dos olhos, o gene dominante e o gene recessivo. Assim, por exemplo, se um filho herda um gene da mãe (castanho) e um do pai (azul), apenas se manifesta um