Genética
Assim como há a Biologia Molecular, existe a Genética Molecular. Seu estudo está focado no nível molecular. É uma área de destaque dentro da Genética Molecular que, por meio de informações moleculares, podem definir padrões de descendência e avaliar a classificação correta dos seres vivos. Essa classificação é chamada de sistema molecular. Alguns pesquisadores dessa área apontam a vida como o conjunto de estratégias usadas pelos RNAs, para multiplicação e conservação deles mesmos.
A história da genética está intimamente ligada a Mendel. Gregor Mendel foi pioneiro em estudar a hereditariedade de características. Seus estudos iniciais foram com ervilhas. A experiência buscava provas que a passagem de características de uma geração para outra seguia uma lógica, um cálculo, uma proporção. Seu trabalho teve grande ajuda na construção da genética, especialmente depois de sua morte, e a prática de estatística genética passou a ser usada.
Voltando ainda mais na história, podemos considerar 1859, ano em que Charles Darwin publicou a origem das espécies. Sete anos mais tarde, Gregor Mendel também publicava algo importante para genética: seu estudo "Experimentos em hibridação vegetal". Em 1913, Alfred Sturtevant montou o primeiro mapa genético de um cromossomo. Robert W. Holley, Har Gobind, e Marshall W. Nirenberg, por terem decifrado o código genético e notado a sua importância na produção de proteínas, ganharam o prêmio Nobel de fisiologia ou medicina do mesmo ano. Em 2003, foi publicado 99% do genoma humano mapeado (a uma precisão de 99% de acerto), sendo que anos antes (1989) foi a primeira vez que um gene humano foi