Taxa Metabólica Basal e suas possíveis implicações
“JÚLIO DE MESQUITA FILHO”
Instituto de Biociências
Jessika da Silva
Taxa Metabólica Basal e suas possíveis implicações
Rio Claro
2014
Conceito de Metabolismo
“O termo metabolismo, no seu sentido mais amplo, é a soma total de todas as reações químicas que estão ocorrendo num organismo. Como a velocidade de uma reação química aumenta com a temperatura, a atividade de um animal está ligada estreitamente a sua própria temperatura corporal.” (RANDALL; BURGGREN; FRENCH, 2000, p 619-620).
A taxa metabólica basal é uma taxa estável, medida quando o animal (aves ou mamíferos) não está sofrendo nenhum tipo de estresse (ambiental ou fisiológico) e depois de finalizado os processos digestivos e absortivos. Na maioria dos animais a temperatura ambiente afeta a taxa metabólica, exceto em mamífero e aves. Faz-se então necessária a medição da taxa metabólica basal em uma temperatura corporal especifica, onde o animal não esteja gastando energia adicional para se aquecer ou se resfriar. (RANDALL; BURGGREN; FRENCH, 2000).
É de suma importância compreender os hábitos de consumo e discernir como os animais queimam e acumulam energia, isso possibilita entender as relações que são estabelecidas com o meio em que vivem, como se dá as adaptações em relação às diferentes condições climáticas, quais as respostas referentes à disponibilidade de recursos naturais e como é feita a partilha do nicho com espécies parecidas.
A partir daí podemos então simular o comportamento dos animais frente a alguns estresses ambientais como fragmentação de habitat, mudanças climáticas e introdução de espécies exóticas. (BICUDO, F.,2012)
Há muitos fatores que se correlacionam de formas complexas com a taxa de metabolismo, tais como massa corporal, clima, habitat, condição de voar, uso ou não de torpor, hábitos migratórios, hábitos alimentares, tipo de reprodução e restrição para ilhas ou terras altas. (MCNAB, B. K.,2009)
Porque