Genética
O fonoaudiólogo, enquanto profissional de saúde, é um ator indispensável para promover a efetivação de direitos e na construção de políticas públicas em saúde que atendam as reais necessidades da população. A avaliação clínica pressupõe o conhecimento e o uso de uma série de ferramentas técnicas, especificamente ligadas à Fonoaudiologia e à comunicação humana, mas, também, questões mais abrangentes relativas ao ser humano e suas relações e sentimentos sobre o meio que o cerca.
O objetivo da disciplina de Avaliação Fonoaudiológica, é utilizar meios para preparar e integrar os estudantes nessa prática, no intuito de inserir os mesmos na experiência do procedimento de poder avaliar e consequentemente diagnosticar.
A avaliação clínica pode ser elaborada de forma estruturada, na qual o profissional de saúde conta com um questionário e a relação de perguntas e respostas que é a forma de contato entre profissional e paciente. Além disso, o exame físico também segue um protocolo que pode estar intimamente ligado à queixa do paciente ou ser mais abrangente (quando o exame físico é feito também em “partes do corpo” não diretamente ligadas aos sintomas / queixa do paciente) Geralmente, o paciente e seus familiares estão em situação de vulnerabilidade em relação ao profissional de saúde, visto que este tem um maior conhecimento técnico acerca das tecnologias a serem empregadas.
A identificação com o outro (paciente, família), e essa relação mútua com o profissional,