Genética
A vida institucional e um reflexo da vida social .o exercício do voto contitui um objetivo político .as eleições pode imprimir a necessidade sentida no cotidiano da vida social de uma reorientação política do Brasil.
Política pode ser repressão policial da coerção dos tribunais
O voto contitui uma grande oportunidade para conferir se esta legalidade e ligítima .
POLITICA,CULTURA e IDEOLOGIA
A censura são interferências políticas diretas no espaço cultural. politica e cultura se relacionam desde que a palavra passou a ser um instrumento do poder .seria transposta aoconjunto dos elementos econômicos.
A cultura popular por exemplo não seria aquela feita para o povo .entre objetivos políticos e valores culturais seus critérios podem ser tanto ser determinados por normas política e imperativos institucionais seu significado .aqui manifestações culturais apareceriam como menos para a realização de objetivos políticos
A CULTURA EM SUA FUNÇAO POLITICA
Quem já não si surpriendeu no meio de uma disculssao chamando o interlocutor de burro ?
Argumentos desse tipo são freqüentes na história a referençia a cultura entra na história com este peso conservador permeada de apelos comtrarios as mudanças .fasendo da sua cultura a cultura da sociedade as classes dominantes apresentão .até Gramsci achava que a sociedade era organizada principalmente mediante as partidos politicos.delbil El percebeu que a organização política era feita através da organização cultural .
Na igreja o papel organizador também é bastante patente,não só por tranmitir normas de condutas religiozas.o casamento no civil e no religiozo só constitui um exemplo de interferenci na propias relaçoes institucionais da vida cotidiana,com o atestasdo de batismo e etc.
A função organizativa ao mesmo tempo em que os órgãos de imprença transmite reproduz conteúdos ideológicos eles permitem mobilizar os leitores , organizar a participação da opinião