Porque o Brasil deu errado?
Muitos brasileiros já se fizeram essa pergunta.
Afinal, se temos mais ou menos a mesma “idade”, dimensão geográfica muito próxima, semelhanças históricas, como ambos terem passado por colonização européia, escravatura, imigração européia, etc., então quais teriam sido os fatores determinantes que levaram à resultados econômicos e sociais tão diferentes ?
Eu já havia lido alguma coisa a respeito e conversado com alguns estudiosos sobre o assunto. Acabo de ler um livro lançado em 2008 que, somado ao que eu já havia pensado a respeito, me deu finalmente a sensação de ter atingido um grau de entendimento mais satisfatório do assunto. Essa sensação me motivou a resumir alguns trechos escolhidos desse pequeno livro (adicionando alguns poucos comentários), a fim de melhor organizar meus pensamentos. Estou aqui dividindo o resultado com alguns amigos que imagino intelectualmente interessados no tema. Aqueles que tiverem interesse em saber mais sobre esse assunto vão se divertir lendo Brasil e Estados Unidos: o que fez a diferença do jornalista Ricardo Lessa.
Primeiramente coloco alguns breves comentários do autor sobre fatores que já foram usados para explicar aquelas diferenças mas que hoje estão desacreditados.
A seguir, classifico em três grupos de acordo com o meu entendimento pessoal, os fatores históricos descritos pelo autor que levaram os Estados Unidos e o Brasil aos resultados econômicos tão diferentes :
1- O processo de colonização
2- XIX : o século perdido
3- A herança absolutista e a herança de uma sociedade de classes
As próximas páginas são portanto uma edição de trechos do citado livro (são palavras do autor na sua grande parte) selecionados e organizados por mim, com a adição de comentários quando achei apropriado.
Isto não é o resumo de um estudo conclusivo e final sobre o assunto, mas percebo que lança uma luz importante sobre aspectos históricos fundamentais da formação da