Genética
A PCR é uma metodologia que se baseia na amplificação exponencial seletiva de uma quantidade reduzida de DNA de uma única célula.
Um ciclo de PCR consiste em três fases: desnaturação do DNA molde, ligação dos primers e polimerização do DNA. Na 1ª etapa faz-se a separação das cadeias de dupla hélice de DNA através do calor. Esta separação é essencial para que, na 2ª fase, dois primers de oligonucleótidos se liguem às sequências dos pares de bases complementares da cadeia molde. Os primers servem, portanto, de ponto de partida para a replicação de DNA e, na última etapa, faz-se a sua extensão. Assim, duas novas cadeias são sintetizadas a partir da cadeia molde em cada ciclo completo de PCR logo se dá um crescimento exponencial, havendo ao fim de n ciclos 2n vezes mais cópias do que no início.
2:O que é um primer de DNA? Enumere os vários procedimentos que necessitam de primer de DNA.(Questão 10-tecnologia do dna recombinante)
Os primers são fitas de DNA, com mais ou menos 20 bases (A, T, C, G) complementares, isto é se ligam por complementaridade ao início da sequência de DNA que se quer multiplicar. Existem vários procedimentos que necessitam de primers, estão listados alguns deles:
Replicação e multiplicação da fita do DNA;
PCR;
O primer vai hibridizar com uma fita do DNA alvo dupla fita;
Para o sequenciamento de DNA, entre outros.
3: O que é uma mutação sem sentido?(Questão 2- a biologia molecular do gene)
A mutação sem sentido ocorre quando há mudança de uma base nucleotídica que acaba gerando um codón stop. Nesse caso, a proteína vai ficar inacabada e com função alterada ou até sem função.
4: O que é uma biblioteca de CDNA ?(Questão 19-tecnologia do dna recombinante)
A biblioteca de cDNA é o conjunto de bactérias, cada qual transportando múltiplas cópias de um plasmídeo carreando um inserto representando um cDNA qualquer, obtido do material biológico doador de mRNA.