Genética
Marília machado Soares
Michelle Chequeto
Sarah
Rodrigo Vieira
Mara Faustino
Escola de Educação Básica Hercílio Deeke
Ensino Médio – 3º ano 1 – Biologia
18/10/10
1. Resumo
Gregor Mendel é conhecido atualmente como o pai da genética por seus experimentos feitos com ervilhas no passado. Adotou o nome de Gregor após ingressar na ordem religiosa, ele adquiriu muitos conhecimentos nessa área após estudar na universidade de Viena e com seu pai que trabalha de jardineiro. Daí surge seu interesse pelas plantas e outros mais.
Mendel criou um sistema para contagem dos híbridos resultantes do cruzamento das plantas e, tomando por base a altura dos vegetais e a cor das sementes e das flores, formulou leis relativas à hereditariedade dos caracteres dominantes e recessivos. Essas leis, que colocam em evidência a descontinuidade do patrimônio hereditário, que credenciam Mendel como fundador da genética.
Palavras-chave: Gregor Mendel, Experimentos, Pai da Genética, Leis
2. introdução
Mendel conhecido como pai da genética mostrará porque possui esse mérito, ele desenvolverá experimentos de hibridação, onde será o primeiro a conseguir resultados positivos em termos de características individuais; suas duas leis desenvolvidas, segregação e uniforme mostrarão como os cruzamentos de ervilhas e outros híbridos foram realizados. Relatará que ele foi o descobridor dde que as características dos filhos não vêm somente do pai, buscando entender como as características hereditárias eram transmitidas de pais para filhos.
3. BIOGRAFIA
Gregor Mendel nasceu em 20 de julho de 1822, num pequeno povoado chamado Heinzendorf, na atual Áustria. Ele foi batizado com o nome de Johann Mendel, mudando o nome para Gregor após ingressar para a ordem religiosa dos agostinianos. Foi ordenado sacerdote no ano de 1847.
Entre os anos de 1851 e 1853 estuda História Natural na Universidade de Viena. Neste curso, adquiri muitos conhecimentos que seriam