Genética na família
Análise da freqüência dos fenótipos cabelo liso e “furo no queixo” nas famílias Diniz e Souza
São Paulo, SP.
Novembro/2012
O que é Genética?
A Genética é o ramo da biologia que estuda a transferência das características físicas e biológicas de geração para geração. Muitos cientistas acreditam que a explicação para inúmeros problemas genéticos se encontra nos genes.
A hereditariedade é a herança genética que recebemos de nossos antepassados, seja ela, características físicas ou, até mesmo, doenças. Daí a explicação de filhos se parecerem com o pai, com a mãe, avô, avó, tio, tia e até parentes mais distantes.
Uma outra forma de se observar a hereditariedade, é através do cruzamento de um rato branco de pêlo liso com um rato preto de pêlo eriçado. Os filhotes deste cruzamento certamente nascerão pretos e com pêlos eriçados, pelo fato dos genes do rato preto serem mais fortes; contudo, quando estes filhotes atingirem a idade adulta, poderão ter crias de pêlo branco e liso. Isso se deve a mistura de genes que eles possuem.
Atualmente há muitas pesquisas sobre o código genético. Os cientistas acreditam que graças a estes estudos, futuramente será possível eliminar muitas doenças de origem genética que atingem inúmeras pessoas em todo o mundo.
Principais distúrbios e alterações de origem genética
- Síndrome de Down (acidente genético), talassemia (desordem hereditária), albinismo (distúrbio congênito), daltonismo (distúrbio genético), Síndrome de Turner (anomalia cromossômica), etc.
Textura do cabelo em humanos
Segundo Anthony JF(2002) os alelos responsáveis pela textura dos cabelos são A e a, sendo A para cabelos crespos e a para cabelos lisos.
"A população apresenta esse gene de duas formas, alelo A (crespos) e a (lisos). Mas nossos genes