Genetica
O ácido ribonucléico (RNA) é formado a partir de um molde de DNA, por um processo denominado de transcrição gênica. O RNA é uma molécula de fita simples, formado por nucleotídeos compostos de uma pentose (ribose), uma base nitrogenada (adenina, uracila, guanina e citosina) e um grupamento fosfato.
Vários tipos de moléculas de RNA foram identificados, das quais três se destacam: RNA mensageiro (RNAm), RNA ribossômico (RNAr) e RNA transportador (RNAt).
Os RNAm são moléculas de RNA traduzidas nos ribossomos, ou seja, são os RNAs que contém a informação genética para a codificação das proteínas. Esse tipo de RNA compreende apenas 5% do RNA total da célula. Os RNAm dos organismos eucarióticos apresentam algumas características estruturais importantes, tais como a presença de uma cauda de adenina na extremidade 3´ (cauda poli-A) e uma estrutura denominada de cap na extremidade 5´ da cadeia de RNA. Por outro lado, os RNAt são pequenas moléculas de RNA que funcionam como adaptadores, transportando o aminoácido específico ao sítio de síntese de proteínas.
Compreendem cerca de 15% do RNA total da célula. Os RNAr são componentes tanto estruturais como catalíticos dos ribossomos, local onde ocorre o processo de tradução propriamente dito. No citoplasma dos organismos eucarióticos, encontramos quatro RNAr de tamanhos diferenciados (5S, 5,8S, 18S e 28S). Juntos compreendem 80% do RNA total celular.
Existem ainda outros tipos de RNAs, tais como os pequenos RNA nucleares que compõem os spliceossomos, estruturas fundamentais para a retirada dos íntrons durante a transcrição gênica; e os microRNAs que são filamentos de cerca de 22 nucleotídeos, capazes de bloquear a expressão gênica de RNAm complementares ou parcialmente complementares, levando a degradação desses RNAm ou reprimindo o processo de síntese protéica. No entanto, o real papel desses RNAs nos diversos mecanismos moleculares ainda está sendo estudado.
Estrutura e duplicação do DNA
Nos seres