Função biológica da proteína
As proteínas são parte de cada célula, tecido e órgão do corpo. Essas proteínas no corpo são constantemente quebradas e repostas. As proteínas nos alimentos que comemos são digeridas em aminoácidos, que são usados posteriormente para recompor as proteínas no corpo.
As proteínas são feitas de aminoácidos. Há 20 tipos diferentes de aminoácidos, que se juntam para fazer todos os tipos de proteínas. Alguns desses aminoácidos não podem ser fabricados pelo corpo humano, então são conhecidos como aminoácidos essenciais. É essencial que nossa dieta forneça esses aminoácidos.
Fonte completa de proteínas é aquela que fornece todos os aminoácidos essenciais. Alguns exemplos de fontes completas de proteínas são carne, leite, ovo, ave, peixe e queijo. Uma fonte incompleta de proteínas é aquela que tem pouca quantidade de um ou mais aminoácidos essenciais. De modo geral, vegetais são fontes incompletas de proteínas.
Fontes complementares são dois ou mais fontes incompletas de proteínas que juntas fornecem quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais. Por exemplo, arroz contém poucas quantidades de alguns aminoácidos que são encontrados em boas quantidades no feijão. De forma similar, feijão contém poucas quantidades de alguns aminoácidos dos quais o arroz é rico. Juntos, feijão e arroz fornecem quantidades adequadas de todos os aminoácidos essenciais.
Que quantidades de proteínas precisamos?
Em geral é recomendado que 10-35% das calorias diárias venham de proteínas. Abaixo a relação de quantidades diárias mínimas recomendadas para cada sexo e faixa etária:
* Crianças de 1 a 3 anos: 13 gramas por dia.
* Crianças de 4 a 8 anos: 19 gramas por dia.
* Crianças de 9 a 13 anos: 34 gramas por dia.
* Garotas de 14 a 18 anos: 46 gramas por dia.
* Garotos de 14 a 18 anos: 52 gramas por dia.
* Mulheres: 46 gramas por dia.
* Homens: 56 gramas por dia.
Alguns exemplos de quantidades de proteínas em alimentos:
* 1 copo de leite tem 8 gramas de