genetica
Introdução:
O baço é um órgão que se localiza no quadrante superior esquerdo do abdome, por trás das costelas. Em condições normais, não é palpável, sendo visualizado apenas com auxílio de exames radiológicos como a ultrassonografia ou a tomografia computadorizada. O baço é um órgão esponjoso, que funciona como um grande “filtro” de sangue. É no seu interior que são removidas as hemácias defeituosas ou muito velhas, sem elasticidade. Além disso, o baço é parte importante do sistema imunológico, onde os linfócitos têm a oportunidade de entrar em contato com antígenos estranhos, presentes na superfície de agentes infecciosos que eventualmente ganhem acesso à corrente sangüínea.
Anatomia
O baço humano possui uma forma oval, pesando cerca de 150 gramas. Possui consistência esponjosa, com uma cápsula de tecido conjuntivo denso que envolve o órgão e emitem trabéculas que dividem o parênquima em compartimentos incompletos. Apresenta algumas fibras musculares, e a contração delas provoca a expulsão do sangue acumulado. O estroma é constituído por células e fibras reticulares que sustentam o parênquima.
O baço possui duas polpas, que são constituídas por tecido mole. Polpa branca faz parte do sistema de defesa, composta por nódulos linfáticos. Entre os nódulos há polpa vermelha, que é constituída pelo tecido sanguíneo (glóbulos vermelhos e brancos).
Polpa branca
Constituída por tecido linfóide organizado ao redor de uma arteríola, chamada arteríola central. A forma desta região é semelhante ao nódulo linfático, estrutura arredondada. Na polpa branca, podem ser observados centros germinativos semelhantes aos vistos nos linfonodos. Apesar do nome polpa branca, esta região não possui coloração branca nos preparados histológicos.
Polpa vermelha
Constituída por cordões esplênicos compostos por linfócitos, macrófagos e plasmócitos, além disso, estão presentes os sinusóides, espaços que conduzem o sangue venoso que será filtrado neste órgão.
A polpa vermelha é