genetica
ENOLOGIA – VEN1M
1. Em um organismo superior com 2n = 4, se observa ao microscópio uma célula em divisão. Como você poderá distinguir se a célula está:
a) em metáfase mitótica ou metáfase I da meiose;
R. No fim da metáfase de uma mitose, as cromátides de um mesmo cromossomo se separam, acarretando uma duplicação do cariótipo. Na mitose I da meiose isto não acontece, a célula continua 2n cromossomos.
b) em metáfase mitótica ou metáfase II da meiose;
R. Na metáfase mitótica observamos 2n cromossomos, na metáfase da meiose apenas n
c) em prófase mitótica ou prófase I;
R. Na prófase I da meiose o que ocorre é pareamento do cromossomo homologo, que neste momento podem ocorrer a troca de pedaços entre os cromossomos homólogos, chamado de crossing-over.
d) em prófase mitótica ou prófase II;
R. Se observado o numero de cromossomos na célula, sendo que na prófase II é 1n e na prófase da mitose é 2n.
e) em anáfase mitótica ou anáfase I;
R. Na anáfase mitótica, os cromossomos estão sendo rasgados, enquanto na anáfase I os cromossomos homólogos estão se separando.
f) em anáfase mitótica ou anáfase II;
R. A diferença entre elas é que o numero de cromossomos da anáfase mitótica é o dobro do numero de cromossomos da anáfase II.
g) em telófase mitótica ou telófase I;
R.Na telófase I vemos cromossomos duplicados em forma de x, e na telófase mitótica cada cromossomo tem somente 1 segmento.
h) em telófase mitótica ou telófase II.
R. Novamente a principal diferença é o numero de cromossomos, sendo que a telófase II produz células haplóides e a telófase mitótica celular diplóide.
2. ESCREVA O SIGNIFICADO DOS TERMOS ABAIXO:
a. DNA R. Uma molécula formada por duas cadeias na forma de dupla hélice, que são constituídas por: um açúcar, um fosfato e uma base nitrogenada. A dupla hélice é um fator essencial na replicação do DNA durante a divisão celular, onde cada hélice serve de