Genetica respostas
2.
a) A que se deve essa maior ocorrência de distúrbios genéticos em uniões consanguíneas?
Resposta: Nas uniões consangüíneas, por existir relação de parentesco, os indivíduos apresentam maior semelhança genética, esse fato favorece o encontro de alelos deletérios nos descendentes resultantes dessa união. Nos casamentos não-consaguíneos, em função da maior diversidade genética entre os genitores, o risco de ambos apresentarem o mesmo alelo defeituoso é menor.
b) A fenilcetonúria (FCU) é um distúrbio genético que se deve a uma mutação no gene que expressa a enzima responsável pelo metabolismo do aminoácido fenilalanina. Na ausência da enzima, a fenilalanina se acumula no organismo e pode afetar o desenvolvimento neurológico da criança. Esse distúrbio é facilmente detectado no recém-nascido pelo exame do pezinho. No caso de ser constatada a doença, a alimentação dessa criança deve ser controlada. Que tipos de alimento devem ser evitados: os ricos em carboidratos, lipídeos ou proteínas? Justifique.
Resposta: Os fenilcetonúricos não metabolizam o aminoácido fenilalanina, seu excesso pode gerar compostos neurotóxicos, assim o paciente portador dessa anomalia deve evitar os alimentos ricos em proteínas (essas são constituídas por aminoácidos – podendo apresentar elevadas concentrações de fenilalanina).
3.
6.
Resposta: (B) a característica mencionada está ligada ao cromossomo X.
Sendo o daltonismo uma característica determinada por gene recessivo presente no cromossomo X, em região não homóloga ao cromossomo Y, é considerada uma herança ligada aos cromossomos sexuais ou ligada ao sexo, e não uma característica autossômica. Para que este fenótipo se expresse, é preciso que não haja presença de outro gene dominante. Como o indivíduo do sexo masculino só possui um cromossomo X, a expressão desta característica depende somente deste único cromossomo. Já nos indivíduos do sexo feminino, que possuem dois cromossomos X, para que o daltonismo