GENETICA EXERCICIO IV
1. A divisão celular envolve várias fases, onde diversas estruturas celulares desempenham funções definidas até acompleta separação das células filhas. Considerando que a figura abaixo representa uma dessas fases, responda aos itens a seguir:
a) Como são denominadas as estruturas ou regiões indicadas pelas letras a, b e c? a – Microtubulos b – Centrossomo c – Cinetócoro
b) Por que, ao se observar a figura número 1, pode-se afirmar que ela representa uma célula em metáfase?
Porque já existe o alinhamento dos cromossomos na região equatorial do fuso mitótico e as cromátides-irmãs estão fixadas aos microtubulos nos pólos opostos do fuso.
c) Cite duas diferenças entre os dois tipos de divisão celular, mitose e meiose.
1 – Mitose: a) 1 célula mãe produz 2 células filhas b) O numero de cromossomos da célula filha e igual ao da célula mãe
2 – Meiose: a) 1 célula mãe produz 4 células filhas b) O numero de cromossomos das células filhas é a metade da célula mãe
2. O código genético
A partir de 1960, foi possível isolar em laboratório a maquinaria celular responsável pela síntese de proteínas – ribossomos e enzimas – obtidas de bactérias. A adição de um RNAm humano a essa maquinaria resultava na síntese de uma proteína muito parecida com a que é normalmente produzida em células humanas. Atualmente, com as modernas técnicas de engenharia genética, é possível inserir o gene de qualquer espécie na célula da bactéria, que passa a produzir a proteína codificada por aquele gene. Como podemos interpretar esses resultados, com base na natureza do código genético? Disserte sobre o código genético e suas peculiaridades.
O código genético o conjunto de regras através das quais a informação contida no material genético (DNA e RNA) é traduzida em proteínas, estabelecendo-se a correspondência entre sequências de 3 nucleótidos de RNA (codões) e um determinado aminoácido.
Como o código genético se forma a partir de uma cadeia