Generos Textuais
1
Português
Assunto: Textos e gêneros
Gêneros e tipos textuais
José Paulo Paes/ editora Companhia das Letras
Significação e gênero textual
PAeS, José Paulo (1998). “Sick transit”. Poesia completa de José Paulo Paes. Apresentação de rodrigo
Naves. São Paulo, Companhia das Letras, 2008, p. 188.
Qualquer pessoa que olha o texto acima vê que se trata de um sinal de trânsito. Um motorista paulistano entende que a placa indica que a Avenida Liberdade está interditada, que, à direita, na direção mostrada pela seta, ele vai para o bairro do Paraíso, para a Vila Mariana e para o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN).
No entanto, esse texto aparece num livro de poesia. Isso significa que o texto ganha novas significações.
Ele está dizendo que a liberdade, ou seja, a condição daquele que não está submetido a nenhuma força constrangedora física ou moral, está proibida, interditada, vedada. Por isso, os indivíduos devem adotar uma direção obrigatória seja para realizar suas atividades práticas (ir ao DETRAN), seja para dirigir-se aos lugares onde vão efetuar suas atividades cotidianas (Vila Mariana) ou aos lugares onde se realizam os sonhos, as atividades extraordinárias (Paraíso). A placa de trânsito transforma-se num poema que fala sobre a impossibilidade do querer (a interdição da liberdade) e a coerção do dever.
Por que houve essa mudança da significação do texto? Porque se alterou o gênero do texto.
Todos os textos que produzimos sejam eles orais ou escritos, sejam eles manifestados por qualquer outra linguagem que não a verbal, são sempre a materialização de um gênero. Assim, por exemplo, uma conversa com amigos é diferente de uma conversa com os pais, uma aula é distinta de um sermão, uma carta comercial é diversa de uma carta de amor, um filme de bang-bang é diferente de uma filme policial, uma novela de época é distinta de uma novela urbana e assim por diante. Todos os textos são produzidos dentro de um gênero, todos