GENEROS TEXTUAIS
Os Gêneros textuais são as estruturas com que se compõem os textos, sejam eles orais ou escritos. Essas estruturas são socialmente reconhecidas, pois se mantêm sempre muito parecidas, com características comuns, procuram atingir intenções comunicativas semelhantes e ocorrem em situações específicas. Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características. Exemplos:
Carta:
É escrito em linguagem informal, sempre consta a data e não há um destinatário específico, geralmente, é para a própria pessoa que está escrevendo, é um relato dos acontecimentos do dia. O objetivo desse tipo de texto é guardar as lembranças e em alguns momentos desabafar. Há algumas características que marcam esse tipo de texto:
- Local e Data
- Destinatário
- Saudação
- Interlocução com o destinatário
- Despedida
Propaganda:
Este gênero geralmente aparece na forma oral, diferente da maioria dos outros gêneros. Suas principais características são a linguagem argumentativa e expositiva, pois a intenção da propaganda é fazer com que o destinatário se interesse pelo produto da propaganda. O texto pode conter algum tipo de descrição e sempre é claro e objetivo.
Bula de remédio:
A bula de remédio é um gênero de texto. Traz informações sobre o uso de um medicamento. Por ser um texto técnico, ele apresenta um grande emprego de termos específicos da área.
Receita:
Contém título;
Normalmente apresenta uma estrutura constituída de: título, ingredientes e modo de preparo ou de fazer; No modo de fazer, os verbos geralmente são empregados no imperativo. Pode conter indicação de calorias por porção, rendimento, dicas de preparo ou de como decorar