Generos Textuais
Uma vez classificado os gêneros textuais da atividade anterior, passaremos, agora, a interpretar os diferentes tipos de textos, a fim de que possamos descobrir o sentido maior de cada um deles.
1.Examine a tirinha e responda ao que se pede.
a) O sentido do texto se faz com base na polissemia de uma palavra. Identifique essa palavra e explique por que a indicou.
R: O sentido do texto se faz com base na polissemia da palavra: veículo de cultura. Essa palavra é interpretada por Mafalda não como um veículo de comunicação que transmite cultura (TV neste caso), mas sim, um veículo (meio de transporte).
b) A tirinha visa produzir não só efeito humorístico, mas também efeito crítico. Você concorda com essa afirmação? Justifique sua resposta.
R: Sim, o autor da tira cômica faz uma crítica a esse meio de comunicação que é a televisão, a qual não veicula cultura.
2.Leia a seguinte fala, extraída de uma peça teatral, e responda ao que se pede.
Odorico: Povo sucupirano! Agoramente já investido no cargo de Prefeito, aqui estou para receber a confirmação, ratificação, a autenticação e, por que não dizer, a sagração do povo que me elegeu.
Dias Gomes. O Bem-Amado: farsa sócio-político-patológica em 9 quadros.
a) A linguagem utilizada por Odorico produz efeitos humorísticos. Aponte um exemplo que comprove essa afirmação. Justifique sua escolha.
R: Agoramente. A ideia de Odorico é impressionar o povo com essa palavra. Segundo a gramática, agora é um advérbio de tempo e “-mente” um sufixo que expressa modo. Por tanto, o sufixo “-mente” não se usa com advérbios, mas sim, com adjetivos, por exemplo: alegremente.
b) O que leva Odorico a empregar a expressão “por que não dizer”, para introduzir o substantivo “sagração”?
R: O emprego da expressão “por que não dizer” é utilizado para criar um efeito de graduação da linguagem, tendo como ponto culminante a “sagração”.
3. Considerando-se o trecho transcrito da entrevista de