Generos Literarios
Nome: Thiago Trisotto Freire
3° ano B
Professor: Augusto César
Os gêneros literários são textos organizados conforme suas características. As primeiras divisões surgiram na Era Antiga com os filósofos gregos Platão e Aristóteles.
No gênero lírico, o poeta exprime seus sentimentos e emoções. E o faz através do ritmo, da melodia que embala os versos. As palavras ganham uma intensa sonoridade. A palavra “lírico” provém do latim e tem o sentido de “lira” popular instrumento de idade média.
Além disso, o gênero lírico se utiliza da metrificação. A metrificação é o estudo da medida dos versos. Fazer a contagem das sílabas poéticas ou sílabas dos versos chama-se escansão. As sílabas dos versos são sonoras e sua contagem é feita de maneira auditiva, diferente, portanto, da contagem gramatical que considera o número de sílabas gráficas. Na contagem de sílabas poéticas, as palavras estão ligadas umas às outras mais intimamente, é o que confere ao texto o ritmo e a melodia própria dos versos.
Nas narrativas o autor estrutura uma história, principalmente em prosa, que pode se basear em eventos reais ou ser apenas de natureza fictícia. Nessa modalidade as cenas se desenrolam de forma consecutiva no espaço e no tempo. Ele pode ser classificado nos subgêneros romance, conto, crônicas, novelas, entre outros.
O gênero dramático teve início na Grécia Antiga, em festas realizadas a Dionísio, deus do vinho. As obras desse gênero são especialmente criadas para serem exibidas em peças teatrais. Hoje é mais complicado distinguir um drama de outro gênero da literatura, pois se generalizou a prática de converter qualquer produção literária em roteiro para apresentação nos palcos.