Genero
Gênero é conceituado a construção social que desiguala mulheres e homens. Bruschini expõe um conceito sendo:
Princípio que transforma as diferenças biológicas entre os sexos em desigualdades sociais, estruturando a sociedade sobre a assimetria das relações entre homens e mulheres. Usar “gênero” para todas as referências de ordem social ou cultural, e “sexo” para aquelas de ordem biológica. ¹
Podemos dizer então, que esse termo usado foi construído para tratar da compreensão entre as relações nos papéis que homens e mulheres assumem dentro de uma sociedade.
Na espécie humana podemos distinguir o masculino do feminino. Todas as sociedades tem o sistema de Gênero, com essa relação os estudiosos afirmam que os comportamentos e atitudes dos indivíduos tem grande conexão com valores e regras construídas em um social. Podemos relacionar como os padrões seguidos que o individuo aprende e que corresponde aos diferentes gêneros, assim é atribuído aos meninos desde criança ser mais forte, agressivos, e que as meninas sejam mais meigas, responsáveis, sensíveis e mais frágeis.
Um novo modelo de família
A sociedade estipula regras e responsabilidades para cada um, que nem sempre são similares as suas vontades, e a base desta distribuição é sexista, classista e racista. Um exemplo disso, é o fato de que a mulher, normalmente é a principal responsável pelos cuidados com seu filho, ainda que a maternidade e a paternidade devessem ser duas funções complementares.
Estudiosos psicossociais abordam temas como: casamento, maternidade, separação e os modelos tradicionais e modernos de convivência. Segundo Negreiros(2004), na organização de família tradicional os casamento é indestrutível, com certa ligação a reprodução dos seres.
¹ BRUSCHINI em Tesauro para estudos de