Trabalho 2015
A história da educação nos permite entender melhor a pedagogia com a trajetória da educação e nos faz compreender para que possamos passar e ensinar melhor e com credibilidade.
Pesquisar informações importantes do processo didático para compreendermos a realidade.
Desenvolvemos a linha do tempo, fazendo um breve resumo dos fatos e períodos marcantes da história da educação no Brasil e um curto modelo da atual educação brasileira, suas descobertas, falta de estrutura e também seus avanços. Perante os fatos expostos na interpretação do trabalho, vamos refletir o recurso educativo atual.
Memória da educação escolar no Brasil contemporâneo
Somos feitos de tempo?
O homem é em sua construção um ser histórico, já que ele acompanha as mudanças a medida que encara os problemas de ordem social e pessoal. Historicamente o homem vem se transformando. As ações do homem hoje será história amanhã, todos nós temos um passado com o qual aprendemos e renovamos o futuro, assim a história vai se formando de geração em geração.
Segundo Reisewitz “onde há ser humano há cultura, onde quer que o ser humano toque, o que quer que faça está a modificar a realidade e a si próprio e, assim que interfere no mundo natural ou dele participa, está a criar um mundo cultural.”
Portanto, a partir do momento que o homem tem uma cultura, parte-se do princípio que somos feitos de tempo, pois carregamos histórias do passado, nossa cultura é passada para outras gerações, e cada seguimento social tem suas culturalidade e crenças que influenciam no modo de pensar e de agir, no entanto, nada fica estagnado, apesar da história ser passada de geração a geração, sendo assim não é possível pensar em uma natureza com características retrogradas.
Desse modo a história passa a ser interpretação do agir do homem em todos os aspectos, no pensar, no sentir no social e no pessoal.
Deve-se então, pensar que a mudança é resultado das relações sociais do indivíduo que se transforma com o decorrer do tempo,