generalidade
A República da Guiné-Bissau situa-se no continente africano, na costa ocidental de África, tem uma superfície de 36.544 Km2 (dos quais 22,4% é composta por água). Sua capital é Bissau, localiza-se entre 10°50’ latitude Norte e 13°30’ longitude Oeste. Faz fronteira a Norte com Senegal, a Este e Sudeste com Guiné Conakry, a Sul e a Oeste com o oceano Atlântico.
A Guiné-Bissau é dividida em oito regiões e um sector autónomo:
Bafatá;
Biombo;
Sector autónomo de Bissau;
Bolama;
Cacheu;
Gabu;
Oio;
Quinara; e
Tombali.
Além do território continental, o país também é integrado por uma série de ilhas que constituem o arquipélago dos Bijagós, separado do Continente pelos canais de Geba, Pedro Álvares, Bolama e Canhabaque.
O Arquipélago dos Bijagós é um grupo de ilhas situadas na costa africana, ao largo da Guiné-Bissau, classificadas pela UNESCO como reserva da Biosfera. Entre as 88 ilhas pertencentes ao arquipélago, salientam-se:
Caravela;
Formosa;
Galinhas;
Maio;
Orango;
Ponta; e
Roxa.
1.2- Clima.
A Guiné-Bissau é atravessada pela zona intertropical de convergência, sofrendo uma forte influência da monção de ar quente e húmido do oceano atlântico durante a estação chuvosa (Junho a Outubro) e do Harmattan (ar quente e seco proveniente do deserto do Sahara), durante a estacão seca (Novembro a Maio).
O clima da Guiné-Bissau, é equatorial húmido no litoral, centro e sul do território (caracterizado pela humidade relativa entre 55-75%). As temperaturas oscilam entre 22 ºC e 38 ºC (média mensal de 30 ºC) entre Abril e Maio, antes do período das chuvas; a temperatura de Agosto a Setembro, oscila entre 22 e 30 ºC; no mês de Dezembro, normalmente verificam-se temperaturas mais baixas, já que a temperatura varia entre 16 e 32 ºC (média mensal de 24 ºC).
O máximo das precipitações, normalmente dá-se em Agosto, sendo que a média mensal superior a 400 mm. O mínimo (próximo de zero), ocorre em Dezembro e Abril.