General brasileiro
Resenha: General do Brasil é convidado para comandar missão de paz no Congo
Tahiane Stochero escreveu General do Brasil é convidado para comandar missão de paz no Congo, 24 de abril de 2013. Site: G1. São Paulo.
Através de um convite da ONU ao general brasileiro Carlos Alberto dos Santos Cruz, de 60 anos, é possível notar como o Brasil está sendo importante dentro dessa Organização.
Como a missão ao Haiti feita pelo Brasil foi bem sucedida aos olhos da ONU, o convite foi feito ao General que comandou essa missão por mais tempo.
Está missão, porém é diferente daquela feita no Haiti, pois está em o caráter ofensivo e pró-ativo, ou seja, o Congo verá o Brasil não em uma missão de paz e sim de intervenção e guerra.
Para o Brasil o fato de um General de seu país fazer parte de uma missão da ONU é muito importante, de tal maneira demonstra que o país tem qualidade no exército e que o mundo pode olhar para o país com mais respeito.
Não é apenas interessante para o Brasil este tipo de missão, a ONU tem seus interesses políticos, pois com a crise econômica que o mundo está passando diversos países reduziram seus efetivos e o Brasil está investindo e aumentado seus efetivos, então a ONU aproveita este fato para seus próprios interesses.
Para o General foi muito importante este convite, pois ele não havia sido promovido a mais alta patente da Força.
A ONU busca através deste convite, atrair o Brasil para outras missões, como por exemplo, a Missão no Líbano, desta forma ao convidar um oficial do Exército brasileiro a ONU tenta aproximar o país, para que ele ajude em futuras missões.
Além do fato de a ONU ter interesses políticos e econômicos, o Brasil pode se aproveitar deste destaque, pois demonstra que tem competência no comando das missões e pode ter um papel maior dentro do cenário mundial, pois esta demonstrando a importância do país dentro das organizações internacionais, onde há alguns anos seria um cenário