As Patentes do Ex rcito Brasileiro
A hierarquia militar é a base da organização das Forças Armadas. Conheça as patentes do Exército brasileiro.
Os militares estão divididos em duas categorias: oficiais (classificados por postos), e praças (classificados por graduações). Estas categorias comportam diversas outras divisões, de acordo com o nível de responsabilidade e a qualificação profissional. Segue abaixo uma breve descrição das patentes do Exército brasileiro e suas principais atividades.
Início da Carreira Militar
A maioria dos militares começa a carreira militar como soldado (é possível prestar alguns concursos e ingressar imediatamente como oficial), geralmente após convocação para o serviço militar obrigatório. Após um período de avaliação, o soldado pode se submeter ao teste de introdução à infantaria. Uma vez aprovado, este praça se torna soldado de classe especial, qualificando-se para prestar o primeiro atendimento.
Uma vez realizado este atendimento supervisionado, o soldado terá que passar por um novo teste (infantaria complementar); com a aprovação, é promovido para cabo, patente em que é possível escolher por atuar entre os diversos departamentos do exército brasileiro. É uma espécie de estágio: ao receber sua primeira estrela, o cabo é efetivado no departamento escolhido.
O aprendizado continua com a patente de sargento. Os terceiros sargentos dão início à parte intermediária do aprendizado no departamento e aprendem como oferecer treinamento básico para recrutas. Os segundos sargentos encontram-se na parte final do aprendizado e já ministram treinamentos. Os primeiros sargentos encerram esta fase de aprendizado e passam a ser instrutores. Também começam a introdução à infantaria, na condição de aprendizes de instrução.
Os Oficiais do Exército e suas Patentes
A carreira tem início com a patente de subtenente, que ministra treinamentos básicos, introdução à infantaria e começa a aprender técnicas de administração de um quartel. Em seguida,