geladeira usb
Mas como ela funciona?
Na base da geladeira existe uma espécie de chapa metálica, responsável por transmitir o frio para o item que estiver dentro dela. Embaixo da chapa existe um grande dissipador de luminio.
Essa energia é transformada através de um CTE (Cooler ). Uma corrente passa através da interface do material (a pastilha de peltier) e um lado dela fica quente, enquanto o outro esfria. Dependendo da posição do seletor, o lado escolhido fica “para cima” e em contato com o item.
Instalação e testes
Como descrito acima, a instalação é bastante simples. Não é necessário nenhum driver ou outra forma de ligação ao PC, senão a própria porta USB. Basta plugar, selecionar se você pretende esfriar ou esquentar seu item e pronto, ela já está funcionando.
Mas a grande dúvida é: ela realmente funciona? Resumidamente podemos afirmar: sim e não. Deixamos a geladeira ligada por alguns minutos no modo de resfriamento e rapidamente a chapa metálica alcançou temperaturas sensivelmente baixas, algo em torno de 8° C. Ao alterarmos a chave seletora para quente, a chapa chegou a aproximadamente 40° C.
Ou seja, ela faz o descrito. Isso porque a forma de contato da garrafa com a geladeira é através do cooler.
Se o objetivo for simplesmente manter sua cerveja gelada enquanto usa o computador, a geladeira mostra-se eficiente. Da mesma forma para manter um chá ou café quente por mais tempo. Entretanto, se o propósito é realmente esfriar o item, a partir da temperatura ambiente, ela pode demorar para ter o impacto desejado.
Conclusões
Se você está esperando que essa geladeira resfrie suas bebidas como uma geladeira comum, terá que procurar outras opções. Como a energia do USB é de apenas 5V e 2,4W, o aparelho fica limitado a isso. Talvez se plugada a uma fonte 12V, a geladeira se sairia melhor.
Agora, por outro lado, é inegável que a geladeirinha tem estilo. O design é simpático e para manter a bebida resfriada ou quente por mais tempo ela se mostra bastante