gdjdj
430 palavras
2 páginas
IMPACTO VISUAL É indispensável que os projetos sejam adequadamente integrados na paisagem e desenvolvidos em colaboração com as comunidades locais para manter o apoio da opinião pública a esta forma de geração de energia. Há quem considere os aerogeradores como um símbolo de energia limpa, que se integram harmoniosamente na paisagem, e há quem considere a sua presença intrusiva. Vale lembrar que há postes das linhas de transmissão de energia por toda a parte e eles são igualmente intrusivos.
Os aerogeradores também causam sombreamento, resultando em variações de intensidade luminosa em seu entorno. Contudo, os efeitos doimpacto visual têm sido minimizados, principalmente com a conscientização da população local sobre a geração eólica. Através de audiências públicas, artigos e publicidade, a população local passa a conhecer melhor toda a tecnologia, sendo que, após o conhecimento dos efeitos positivos da energia eólica, os índices de aceitação melhoram consideravelmente.
RISCO DE ACIDENTES À AVIFAUNA E QUIRÓPETROS
O impacto do funcionamento do parque eólico sobre a biodiversidade pode ser dividido em dois grandes grupos: a perturbação e a mortalidade, variando, na fase de exploração, as situações em que essas ocorrem e as principais espécies afetadas.
Dessa forma, na fase de operação, as aves, juntamente com os morcegos, constituem as espécies mais afetadas, principalmente pela colisão com os aerogeradores. No que diz respeito à perturbação, esta pode ter diferentes origens: a movimentação de funcionários responsáveis pela manutenção do parque, o incremento da ocupação humana pela criação de novos acessos (perturbação de espécies que utilizam o local para as suas atividades vitais), presença dos aerogeradores e o ruído provocado pelo seu funcionamento.
RISCO DE ACIDENTE DE TRABALHO
Em relação aos riscos de acidentes de trabalho, o empreendimento adotará os planos previstos na legislação trabalhista. Além disso, a empresa empreendedora dispõe de normas