Gblobalização
1062 palavras
5 páginas
Texto 1: As transformações do trabalho num mundo globalizadoAs ultimas décadas tem sido pródigas em referencias e análises que tentam descrever e explicar as dramáticas transformações que vem ocorrendo na realidade do trabalho, e que resultaram em conclusões pautadas por divergências, polemicas e controvérsias.
A realidade nos apresenta preocupante: altas taxas de desemprego, presença do desemprego estrutural, intensificação do ritmo de trabalho, crescimento do trabalho temporário e de tempo parcial, polarização em termos de qualificação e para os que permanecem no emprego a chamada “síndrome dos sobreviventes”, angustia e medo, sentimentos que acompanham os não demitidos.
Entretanto, as novas tecnologias podem ser exploradas em suas dimensões positivas podendo assim ate reduzir ainda mais o tempo de trabalho necessário ao ganho para sobrevivência.
Alguns artigos abordam diferentes aspectos sobre as transformações da realidade do trabalho.
O artigo de Supervielle e Quiñones,introduz a discussão sobre a existência de um novo modelo societal, baseado em um novo sistema simbólico em que a centralidade do trabalho estaria sendo substituída para centralidade da empresa, o arquétipo do trabalhador fabril pelo do trabalhador de serviços, a dimensão coletiva pela dimensão individual.
O artigo de Leite argumenta sobre a necessidade de se examinar a nova realidade sob a perspectiva da complexidade, da visão sistêmica e multidisciplinar, abandonando as visões dualistas e polares.
Os artigos de Hespanha e Matos e de Palomino e Díaz abordam aspectos relacionados ás novas institucionalidades. Hespanha e Matos (discutindo a experiência da comunidade européia, especificadamente de Portugal) destacam as possibilidades e limites da nova abordagem sobre as políticas sociais e Palomino e Díaz, examinando o caso argentino, mostram como as transformações que atingem a realidade do trabalho, alcançam também, o âmbito jurídico, promovendo um rebaixamento do direito trabalhista